quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Regresso em Fevereiro

O jornal Região do Castelo surgiu com o principal objectivo de contribuir para a promoção e divulgação dos concelhos da sua área de abrangência, nomeadamente nas vertentes social, cultural, desportiva e económica. Foi esse o propósito que nos moveu ao longo destes quatro meses de actividade; será esse o caminho que pretendemos trilhar no futuro. Cumpre-nos fazê-lo com base no rigor inerente à prática do Jornalismo e que a relação com os nossos leitores impõe.

Um projecto como o Região do Castelo afigura-se como muito aliciante, tanto para quem o desenvolve como para a comunidade onde é desenvolvido (pretendemos que assim seja). A ele se deparam, no entanto, tanto mais na conjuntura económica que todos vivemos e sentimos "na pele", alguns “espinhos” por vezes difíceis de “aguentar” e controlar.

Por tudo isto, mormente por questões organizativas e financeiras, foi necessário parar para pensar e reformular o projecto, em suma para “respirar” tendo em vista o futuro que queremos risonho e duradouro. E com a qualidade que os nossos leitores justificam e nos merecem.

Não foi possível regressar a 22 de Janeiro, conforme prometido, mas estaremos de volta ao convívio dos nossos leitores no próximo mês de Fevereiro. Apelamos à melhor compreensão para esta “paragem”, que tem por base a continuidade do projecto e os pressupostos que estiveram na sua génese, entre os quais o rigor e a qualidade na informação e a proximidade com o público leitor.

Gratos pela compreensão e pela confiança depositada no Região do Castelo.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ateliers sobre o carvalho cerquinho

O Centro de Interpretação Ambiental do Rio Nabão acolhe, até 13 de Fevereiro, ateliers dedicados a um dos principais símbolos da biodiversidade do concelho de Ansião: o carvalho cerquinho. Esta árvore está presente um pouco por todo o concelho, mas com especial incidência a Sul, no limite com o vizinho concelho de Alvaiázere, onde se situa a maior mancha de carvalho cerquinho da Europa. Estes ateliers, com duração de trinta minutos e dedicados a crianças dos 3 aos 10 anos de idade, pretendem dar a conhecer esta árvore aos mais novos, bem como as suas diversas utilidades e a sua influência no modo de vida das gentes do Concelho. 

Corta-mato


O grupo de escolas da GPS Educação e Formação dinamizou mais uma vez o Corta-Mato GPS com a participação de 20 escolas oriundas de todo o país, mobilizando quase 800 alunos. Esta competição decorreu na Quinta das Lagoas, concelho de Ansião, no dia 21 de Janeiro no período da manhã, tendo sido organizado pelo Instituto Vasco da Gama, escola do grupo GPS sediada no concelho.

O V Corta-Mato GPS é uma prova de atletismo inter-escolas que pretende promover o convívio desportivo entre alunos oriundos de meios heterogéneos, valorizando as capacidades físicas, o intercâmbio entre as unidades escolares do grupo e o acesso a uma experiência única para muitos dos intervenientes.

Esta prova contou com o carinho especial da Câmara Municipal de Ansião, que sempre se distinguiu no apoio a actividades desportivas e pedagógicas das escolas do concelho. Contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Grupo GPS – Educação e Formação, Dr. Jorge Calvete. É de referir, ainda, a prestimosa colaboração das Forças de Segurança, GNR, dos Bombeiros Voluntários de Ansião e do Centro de Saúde.

Resultados

Infantis Femininos A: Emília Pires (Colégio de São Mamede)

Infantis Masculinos A: Filipe Pardal (Colégio Miramar)

Infantis Femininos B: Soraia Freitas (Instituto D. João V)

Infantis Masculinos B: André Luís (Colégio Rainha D. Leonor)

Iniciados Femininos: Jessica Ferreira (Colégio Rainha D. Leonor)

Iniciados Masculinos: Eusébio Salvador (Instituto Vasco da Gama)

Juvenis Femininos: Sofia Domingues (Colégio Dr. Luís Pereira da Costa)

Juvenis Masculinos: Pedro Santos (Colégio de São Mamede)

Juniores Femininos: Carolina Gregório (Colégio Sto. André)

Juniores Masculinos: Pedro Ferreira (INTEP)

"Hotel de província"

A Encerrado para Obras, companhia de teatro profissional sediada na vila de Penela, inicia no próximo dia 31 de Janeiro o projecto CENA ABERTA – programa de acolhimento a companhias de teatro profissional. O primeiro espectáculo a ser apresentado será "Hotel de Província", pelo Teatro das Beiras (veja informações em anexo).

A sessão terá lugar às 21h30m, com entrada gratuita.

"Futsal do Futuro"

"Futsal do Futuro" é tema de um debate organizado pela Associação de Futebol de Coimbra e pelo Núcleo de Árbitros de Futebol Marques Bom. Saiba mais aqui

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Corta-mato escolar em Ansião

Tem início amanhã a 10.ª edição dos Jogos Escolares do Concelho de Ansião. A primeira prova é o corta-mato escolar, que vai decorrer na Quinta das Lagoas a partir das 9H30. Divide-se em dezasseis escalões distintos de acordo com a idade e sexo dos participantes, abrangendo toda a população escolar do concelho entre o 1.º ciclo e o secundário, num total que ronda os 1100 participantes.

Esta actividade, organizada pelo Município de Ansião, conta com os apoios dos Agrupamentos de Escolas de Ansião e Avelar, da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e do Instituto Vasco da Gama.

DJVICE no Ghost Bar

sábado, 10 de janeiro de 2009

Cultura e Desporto em Penela

No concelho de Penela, o desporto e a cultura estão igaulmente na ordem do dia. Conheça aqui as sugestões do Municipio.

Cultura e Desporto em Ansião

Os Jogos Desportivos marcam a actualidade no concelho de Ansião. Conheça aqui a agenda cultural e desportiva.

Cultura e Desporto em Miranda do Corvo

Conheça os eventos desportivos e culturais agendados para o concelho de Miranda do Corvo: cinema, eventos e desporto.

Projecto turístico para o Cadaval

Foi apresentado recentemente, em conferência de imprensa que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo e dos investidores, um novo projecto turístico para a aldeia do Cadaval. Saiba mais aqui.

Feira dos Pinhões

Com organização da Câmara Municipal de Ansião, o Mercado Municipal de Ansião acolhe no próximo dia 24 de Janeiro a tradicional Feira dos Pinhões, que remonta ao século XVII. Este ano, para além das vendedeiras de pinhões, o evento conta com um vasto programa. Confira aqui.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Jogos Desportivos arrancam hoje

Os Jogos Desportivos do concelho de Ansião regressam hoje, com a disputa de jornadas em dois torneios distintos. Assim, hoje à noite decorrem, na sede da ACR Torre de Vale de Todos, as três primeiras jornadas do torneio de Sueca, por tradição o mais participado dos Jogos Desportivos, estando prevista a inscrição de cerca de vinte associações e colectividades. Depois, no domingo pela manhã, realiza-se o primeiro passeio do torneio de BTT, realizando-se em torno da freguesia de Chão de Couce. Os Jogos Desportivos comemoram uma década de promoção do desporto associativo no concelho de Ansião, esperando-se que a actual edição seja a mais participada de todas. 

Duarte Cordeiro visita distrito de Leiria

Duarte Cordeiro, Secretário-Geral da Juventude Socialista (JS), está de visita aos concelhos do norte do distrito de Leiria. 
Conheça aqui o programa e as motivações da visita, que se insere no âmbito das Semanas Federativas, criadas no decurso deste mandato pela actual Direcção Nacional da JS. O principal objectivo é promover o contacto e a aproximação dos órgãos nacionais aos militantes de todas as Federações Distritais da JS.

Câmara de Miranda lança apelo ao Governo

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo, face à total inexistência de medidas que levem ao lançamento das obras da 2.ª fase da recuperação do Mosteiro de Semide, voltou a alertar o Governo e a Presidência da República para o estado de degradação em que se encontra este edifício, classificado como monumento nacional.

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo considera que o que se está a passar com este processo é uma autêntica vergonha para o Estado. Foi gasto dinheiro na primeira fase do restauro e a obra ficou inacabada e sem qualquer utilidade.

Neste momento, através do QREN e como o IEFP tem estado disponível para comparticipar a obra dado que necessita de salas para formação profissional, não há razão para a obra não avançar. Recorde-se que numa das outras alas do Mosteiro são realizados cursos pelo CEARTE, que está contudo com carência de espaço.

Leia aqui, na íntegra, a missiva dirigida ao Primeiro-Ministro pela Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo.