quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Edição n.º 114

Recordar o Dr. Salvador

Com organização do Centro de Estudos de História Local e Regional, decorreu sábado a primeira sessão de um colóquio evoca a vida e obra do Prof. Salvador Dias Arnaut. O Região do Castelo esteve lá.

Extinção do Tribunal de Penela

Projeto de Lei do Ministério da Justiça prevê a extinção do Tribunal de Penela. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Descamisada tradicional

A tradição da descamisada foi recriada nos Fetais Cimeiros. O Região do Castelo esteve lá.

Obrigado Zé dos Reis!

Penela despediu-se do primeiro comandante dos Bombeiros Voluntários. Homenagem ao popular "Zé dos Reis" no Região do Castelo desta semana.

Rota das Aldeias

O Região do Castelo desta semana apresenta-lhe a aldeia do Farelo, degradada e deserta como tantas outras do concelho de Penela.

ETP Sicó de parabéns

O aniversário da ETP Sicó foi assinalado no polo de Penela. Notícia no Região do Castelo desta semana.

Passeio e convívio

Os alunos do polo de Avelar da ETP Sicó participaram em conjunto num passeio até Santiago da Guarda. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Dia Mundial da Alimentação

A Biblioteca Escolar de Penela assinalou com os alunos o Dia Mundial da Alimentação. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Os Porta da Traição

Em atividade há mais de três anos, os Porta da Traição interpretam um estilo de música exigente mas que cativa quem os ouve. Conheça melhor o grupo no Região do Castelo desta semana. 

O melhor encontro de sempre

O tradicional encontro de concertinas das Grocinas foi este ano considerado o melhor de sempre. O Região do Castelo esteve lá.

Novo livro de Isabel Santinho

"À sombra do Germanelo - evocando Salvador Dias Arnaut" é o título do novo livro de Isabel Santinho. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Instalados os novos órgãos autárquicos

Estão instalados para quatro anos de trabalho os novos órgãos autárquicos d o concelho de Penela. Saiba mais no Região do Castelo desta semana. 

Opinião!

No Região do Castelo desta semana leia artigos temáticos e de opinião assinados por Renato França, Paulo Júlio, Manuel Augusto Rodrigues, Manuel Augusto Dias, Rosa Alves Luís, Pe. Daniel Mateus, Palmira Pedro, Hugo Rodrigues, Pedro Alves e Marta Ramos.

Rota das Vindimas

Depois de um bom passeio a retemperadora "bucha". Foi assim, em clima de alegre convívio, que decorreu mais uma caminhada organizada pela Associação de Caminheiros de Penela, desta vez na Freguesia de Podentes. Saiba mais no Região do Castelo desta semana. 

SmArtes, dois anos depois

O SmArtes - Casa das Indústrias Criativas foi inaugurado em setembro de 2011. Dois anos volvidos tem alojadas seis empresas: Filmes da Vila, YTravel, ISA Intellicare, Penela Digital, Palavras Reais - Edição de Jornais e One SW. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.  

Jantar Vínico

Com a habitual excelência na organização, o Restaurante D. Sesnando levou a efeito mais um Jantar Vínico, desta vez em parceria com a Sociedade dos Vinhos Borges. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

ALF - Comércio de Madeiras

A madeira está desde sempre ligada à família de Abel Lourenço Freire. No Região do Castelo desta semana conheça melhor a empresa que dirige, sedeada nos Carvalhais: ALF - Comércio de Madeiras.

Sapataria Gião

Aberta ao público desde março de 2010, a Sapataria Gião comercializa uma vasta gama de calçado e acessórios. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Restaurante Terreiro do Lagar

A edição n.º 114 do jornal Região do Castelo apresenta-lhe o Restaurante Terreiro do Lagar (Cabeça Redonda - Cumeeira).

A Nossa Gente

A par de uma intensa vida de trabalho, Abílio Rosa encontra nos palcos uma outra forma de realização e de expressão de arte. É o convidado da rubrica A Nossa Gente do Região do Castelo desta semana.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Café Central

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Café Mini-mercado Central, na Cumeeira, é um dos locais.

Café Snack-bar Gazela

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Café Snack-bar Gazela, no Espinhal, é um dos locais.

Pastelaria Marujo

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Pastelaria Marujo, no Espinhal, é um dos locais.

Papelaria Moderna

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Papelaria Moderna, em Penela, é um dos locais.

Café Restaurante Bigodes

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Café Restaurante Bigodes, em Penela, é um dos locais.

Papelaria Herói Caspirro

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Papelaria Herói Caspirro, em Penela, é um dos locais.

Bombas Galp

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Bombas Galp, em Penela, é um dos locais.

Café São Miguel

Onde comprar o Jornal Região do Castelo?

Café São Miguel, em Penela, é um dos locais.

Edição n.º 113

Jantar de Aniversário

Direção, redação e colunistas de opinião do Região do Castelo reuniram no Restaurante D. Sesnando para assinalar o 5.º aniversário do jornal.

"Museu do Lagar" inaugurado em Casal Novo

Mostrar como se fazia o azeite noutros é um dos principais objetivos do “Museu do Lagar” de Casal Novo, recentemente inaugurado pelo executivo da Junta de Freguesia da Cumeeira. O Região do Castelo esteve lá. 

Biscoito na Rede

A Rede de Castelos e Muralhas do Mondego lançou o concurso "Biscoito na Rede". O protocolo foi assinado por Ana Paula Pais, Luís Matias e Ivânia Monteiro. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Resultados eleitorais

Na edição n.º 113 do Região do Castelo conheça os resultados eleitorais verificados no concelho de Penela, referentes às Autárquicas 2013 .   

Ensino do Inglês

O professor Bruno Alves, do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro, fala ao Região do Castelo sobre a importância do ensino do Inglês no 1.º ciclo.

Agrupamento assinalou Dia Mundial da Música

O Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro assinalou o Dia Mundial da Música. Tratou de uma iniciativa do 6.º A, por sugestão da Professora Manuela Carregado. O Região do Castelo esteve lá.

Rota das Aldeias

Aproxima-se do final o périplo do Região do Castelo pelas bonitas aldeias do concelho de Penela. A eleita para a edição n.º 113 dá pelo nome de Fetais Fundeiros.

S. Miguel 2013

O Região do Castelo desta semana leva até aos leitores uma reportagem de quatro páginas sobre as festas de S. Miguel 2013

TucáTulá S.A. nasceu há três anos

O grupo TucáTulá S.A. completa três anos de existência neste mês de outubro. Saiba mais sobre este grupo de Santo Amaro no Região do Castelo desta semana.

AIDP com plantel definido

A novel equipa de futsal da Associação Infante Dom Pedro, liderada por Marco Antunes, já tem o plantel definido para a época de estreia no campeonato do INATEL.

ACR Podentes prepara nova época desportiva

Carla Ramos, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Podentes, fala ao Região do Castelo sobre as novidades para a época 2013/2014.

Penelense 2013/2014

No Região do Castelo desta semana conheça as caras do plantel do CDR Penelense, versão 2013/2014.

Penelatipo

Foi há dez anos que José Fernando, Francisco Gomes e Victor Simões criaram a Penelatipo, única empresa de artes gráficas do concelho de Penela. Mais informações no Região do Castelo desta semana.

Café Central

O Café Central, de Raúl Palaio, é o único estabelecimento comercial existente na Cumeeira. Saiba mais na edição n.º 113 do Região do Castelo.

Restaurante Boa Esperança

O Restaurante Boa Esperança, situado na Camarinha, ocupa no Região do Castelo desta semana o habitual espaço dedicado aos restaurantes do concelho de Penela.

A Nossa Gente

O Região do Castelo desta semana apresenta-lhe Manuel Pereira dos Santos, um homem d'A Nossa Gente que toda a vida trabalhou.