segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

À atenção dos Assinantes

Renovação de Assinatura Anual

A Direção do jornal Região do Castelo lembra que estão a pagamento renovações de assinaturas anuais. 
Os nossos Assinantes poderão fazer o pagamento diretamente na sede do jornal, sita na Rua da Misericórdia, n.º 7, Sala 1.3, em Penela (de 2.ª a 6.ª feira entre as 9h00 e as 18h00), ou através de um dos seguintes NIB's:
0045 3174 40222363246 68, da Caixa de Crédito Agrícola
0079 0000 53114844101 89, do Banco BIC

(se fizer transferência por favor envie o respetivo comprovativo para rdcassinaturas@gmail.com).

Muito Obrigado!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Primeira Página

Aldeias do Xisto

Percorrer o território do concelho de Penela é embarcar numa viagem que oferece sensações profundas de contacto com a Natureza. É aqui que, em termos de paisagem, é possível acompanhar a transição entre os quartzos das Aldeias do Xisto de Ferraria São João e do Casal S. Simão, para os ambientes xistosos das aldeias da Serra da Lousã. Pelo meio há inúmeras surpresas.
Um "cheirinho" do que pode ler na habitual página da Rede de Aldeias do Xisto publicada no jornal Região do Castelo.

Acordo de cooperação com município brasileiro

Com o objetivo de proporcionar inúmeras vantagens para as populações e empresas de ambos os municípios, Penela assinou um acordo de cooperação com o Município de Fernando Pedroza (Brasil). Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Capela mortuária das Cerejeiras já é uma certeza

Cada um à sua maneira, todos os participantes trabalham no sentido da edificação da capela mortuária das Cerejeiras, um antigo anseio da população. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Rui Seoane em entrevista

Em entrevista concedida ao Região do Castelo, Rui Seoane apela ao contributo de todos para que sejam edificadas todas as obras necessárias à União de Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal - a que preside desde outubro passado.

Ilustres penelenses propostos para dar nomes a ruas do concelho

A nova Comissão de Toponímia, recentemente criada, vai analisar quatro propostas para nomes de ruas no concelho de Penela: António Arnaut e José Coelho e Silva, propostos pelo executivo camarário; Mário Nunes e José dos Reis, propostos pela Assembleia Municipal.

Mário Nunes homenageado pela Previdência Portuguesa

Em cerimónia que contou com a presença da viúva, Lurdes Nunes, a Previdência Portuguesa homenageou o Dr. Mário Nunes (era presidente desta instituição à data do seu falecimento, a 29 de junho de 2013). Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Festas da Catequese

A Paróquia de Penela levou a efeito a Festa da Luz e a Festa da Palavra, dirigidas aos jovens da Catequese. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Pe. Abílio vai ser homenageado na Mealhada

A Mealhada vai homenagear o Padre Abílio Simões no próximo dia 9 de fevereiro. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Parabéns!

Festa no Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Penela para assinalar os 65 anos de casamento do casal Alziro/Judite e os 64 anos de casamento do casal António/Amélia. O Região do Castelo esteve lá.

Protocolo de cooperação

Frijobel, Município de Penela e Cercipenela unem esforços num projeto de cariz social. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Participação digna

Duas alunas do polo de Alvaiázere da ETP Sicó participaram no "I Master EHTC". Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Parlamento de Jovens

Foi aceso o debate na sessão do Parlamento de Jovens realizada em Penela. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Mercado Bar

Pela mão de Pedro Rodrigues e Euclides Arsénio, o Mercado Bar está em Penela desde 2000. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Venda online

A Peninftel, de Rui Simões Fernandes, aposta na venda online. Saiba mais no Região do Castelo desta semana. 

Convenção Nacional no Hotel

Decorreu no Duecitânia Design Hotel a 8.ª Convenção Nacional da Associação Rodoviária de Transportes Pesados de Passageiros. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Frijobel com crescimento de 10,5%

Em 2013 a Frijobel registou um crescimento de 10,5%. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Sons na noite

Cantou-se o fado em Penela, em mais uma iniciativa do Restaurante D. Sesnando. Notícia no Região do Castelo desta semana.

Fica em paz, Mateus!

O Região do Castelo associa-se à homenagem prestada a Mateus Neves pelos penelenses em geral e pela Frijobel em particular. Um homem querido por todos!

Restaurante Gustatio

O Região do Castelo conclui nesta edição o périplo pelos restaurantes do concelho de Penela, levando aos leitores aquele que foi inaugurado mais recentemente: o Restaurante Gustatio. O requinte de bem servir no Duecitânia Design Hotel.

António Arnaut firme na luta contra os especuladores

Em entrevista concedida ao Região do Castelo, António Arnaut deixa claro que se mantém firme na luta contra o governo e contra a "de especuladores e responsáveis pela ruína do país".
O advogado e escritor natural da Cumeeira fala ainda sobre os seus dois mais recentes livros: "Iluminuras, adágios, incisões e reflexões" e "Alfabeto íntimo e outros poemas".

Moody Traffic apostam em projeto de originais

Os cinco jovens de Penela que compõem a banda Moody Traffic apostam em projeto de originais. Saiba mais no Região do Castelo desta semana.

Carlos Miguel Júlio em entrevista

Por ocasião do 156.º aniversário da Sociedade Filarmónica Penelense, o Região do Castelo conversou com Carlos Miguel Júlio, presidente da instituição. "As pessoas deviam estar mais próximas da Filarmónica", diz.

Amigos recordaram Zeca Afonso

Com sala cheia no Conservatório de Música de Coimbra, Zeca Afonso foi recordado pelas vozes de Mário Mata e Amigos. Notícia no Região do Castelo desta semana. 

Caminheiros ao encontro de Penela

A Associação de Caminheiros de Penela realizou mais uma caminhada, desta vez em contacto estreito com a Vila de Penela. Seguem-se, dia 16, os "Trilhos do Rio Dueça". Saiba mais na edição n.º 118 do jornal Região do Castelo.

As caras dos Iniciados do Penelense

No Região do Castelo desta semana conheça as caras dos Iniciados do CDR Penelense.

José Lopes em entrevista

Por ocasião do 81.º aniversário do CDR Penelense, o Região do Castelo conversou com José Lopes, presidente do clube. "Se houvesse mais apoios conseguíamos fazer melhor", diz.

Futsal feminino do Penelense em frente na Taça

Fruto de uma vitória dobre a União de Chelo, por 3-1, a equipa de futsal feminino do Penelense segue para as meias-finais da Taça AFC. Notícia no Região do Castelo desta semana.

Desporto Escolar em atividade

Com organização dos professores de Educação Física do Agrupamento de Escolas de Infante D. Pedro, o Desporto Escolar esteve em destaque em Penela. Reportagem alargada no Região do Castelo desta semana. 

Notícias dos Bombeiros Penela

No Região do Castelo desta semana leia diversas notícias sobre a atividade dos Bombeiros Voluntários de Penela.

Opinião

No Região do Castelo desta semana leia artigos temáticos e de opinião assinados por Pe. Daniel Mateus, Manuel Augusto Rodrigues, Anabela Mendes, Adriano Júlio e Paulo Júlio.