sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
quarta-feira, 28 de abril de 2010
segunda-feira, 26 de abril de 2010
domingo, 25 de abril de 2010
SmartRural Living Labs

Saiba mais sobre o projecto aqui.
Resultados
FUTEBOL
Veteranos
Estrela do Mar 2-0 Penelense
Divisão de Honra da AFC
Penelense 2-1 Académica
Torneio de Encerramento de Juniores
Mirandense 0-3 Penelense
Escolinhas/Futsete
Penelense 2-2 Pampilhosa
FUTSAL
1.ª Divisão Distrital da AFC
Espariz 7-1 AJ Espinhal
Distrital de Iniciados Masculinos
SM Cortiça 4-1 Penelense
Discurso de Cavaco Silva
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Sucessor de Constâncio

Saiba mais aqui.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Editorial
Recordarei sempre o seu exemplo…
Foi com enorme satisfação que recebeu o primeiro Região do Castelo. Folheou-o, orgulhoso, de uma ponta a outra. Assim acontecia com todas as edições. Lia, relia, descobria as gralhas. “Isto não pode ser. Tens que evitar estes erros”, dizia-me exigente quando esse reparo se justificava.
Lia tudo até que invariavelmente se detinha nos artigos da Dra. Palmira e do Sr. Adriano. Porque trazem à liça valores e sentimentos que ele também partilhava. “Gostava de conhecer este Senhor”, dizia-me várias vezes indicando a foto do Sr. Adriano. As pernas, no entanto, traíam-no e faziam-no declinar a possibilidade de visitar Penela, que tão bem conhecia. Gostava de estar no seu sofá, a ler e a ver televisão, na companhia da sua Amélia, companheira de 55 anos. Era um homem bom, muito generoso, com refinado sentido de humor, mas também, aqui e ali, “rezingão” e inconformado. Muitas vezes ia dar com ele a reclamar, ou com as lágrimas nos olhos e a voz embargada, quando ouvia nas notícias algumas das injustiças que grassam pelo nosso país. É um legado…
As paragens forçadas do Região do Castelo, no ano passado, deixaram-no triste e preocupado. Mas sempre com uma palavra de incentivo para que não ficasse por ali. E foi com redobrada satisfação que voltou a lê-lo e relê-lo, com aquele brilho nos olhos, e a descobrir nele pessoas e lugares que lhe traziam à memória momentos fantásticos passados na Penela de outros tempos, que percorreu de lés-a-lés com Amigos que amiúde recordava.
Ultimamente lia menos e com menor atenção. O peso dos seus 83 anos assim ditava. Mas era frequente pegar no jornal, folheá-lo, ver como estava. “Esta edição está boa, muito boa”, dizia-me com satisfação.
Recordarei sempre os seus incentivos. Recordarei sempre o seu exemplo. Sempre! E continuarei a imaginá-lo a folhear o nosso jornal ou a passear com ele debaixo do braço, na Baixa coimbrã de que tanto gostava, rodeado de Amigos: “É o Região do Castelo, o jornal do meu rapaz”.
Adeus Pai. E obrigado!
António José Ferreira
Opinião
No Região do Castelo desta semana leia artigos de opinião de José Violante, Anabela Teixeira, Andreia Carina, Manuel Augusto Dias, Palmira Pedro, Adriano Júlio, Manuel Augusto Rodrigues, Rui Vilão, Mariana Miranda Silva, Joana Dias e Helena Rodrigues.
O novo PSD
Escuteiros de Penela
Minimercado Fonte Nova
IPSS recebem fundos
Mais perto da Europa
Viver a aprender
Comenius em Penela
Parlamento de Jovens
Só Ritmo
Associação Estalactites
Penelense derrotado
Briosos campeões
A Nossa Gente
segunda-feira, 19 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
Concurso de Fotografia
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
quarta-feira, 14 de abril de 2010
terça-feira, 13 de abril de 2010
domingo, 11 de abril de 2010
Resultados
FUTEBOL
Divisão de Honra da AFC
Ol. Hospital 4-1 Penelense
FUTSAL
Divisão de Honra Feminina da AFC
Ol. Hospital 8-0 AJ Espinhal
1.ª Divisão Distrital da AFC
Nogueira do Cravo 10-1 AJ Espinhal
Taça AFC de Iniciados Masculinos
Penelense 2-8 Académica
PS em eleições distritais
Paulo Júlio eleito

Assunto a ser tratado na próxima edição do Região do Castelo.
sábado, 10 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Editorial
Saúde para todos!
Declaração de Alma-Ata: “Os cuidados de saúde primários são cuidados essenciais de saúde baseados em métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente aceitáveis, colocadas ao alcance de todos os indivíduos e famílias da comunidade, mediante a sua plena participação, e a um custo que a comunidade e o país possam manter em cada fase do seu desenvolvimento, com o espírito de autoconfiança e autodeterminação. Fazem parte integrante do sistema de saúde do país e representam o primeiro nível de contacto dos indivíduos, da família e da comunidade, com o sistema nacional de saúde, devendo ser levados o mais próximo possível dos lugares onde as pessoas vivem e trabalham, e constituem o primeiro elemento de um processo continuado de assistência à saúde.”
Ontem foi Dia Mundial da Saúde. Hoje é Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Momentos propícios à reflexão sobre o melhor caminho a traçar para a Saúde em Portugal, nomeadamente para levar a bom rumo a lógica economicista que paira também sobre este importante sector (em alguns casos bem justificada, mas que nunca deve ser levada ao extremo sem que antes estejam garantidas condições que permitam que os cuidados de saúde sejam mesmo para todos).
Reclamamos muito contra a Saúde. Ora por isto, ora por aquilo. E assim esquecemos, tantas vezes, os profissionais de saúde, homens e mulheres que executam com galhardia a profissão que abraçaram, a espaços em condições adversas que sentem na pele bem antes dos utentes. Merecem o nosso reconhecimento.
Na edição anterior “atirámo-nos” com “unhas e dentes” aos faustosos vencimentos dos gestores públicos. Mas havia mais. Soube-se entretanto que António Mexia, presidente executivo da EDP, recebeu 1,5 milhões de euros referentes a remunerações e prémios de 2009 mais 1,6 milhões de euros de um prémio plurianual, o que perfaz a módica quantia de 3,1 milhões de euros (média de 8493 euros por dia – sim, 8493 euros por dia).
Vem a propósito: “o povo saiu à rua”, cantou Zeca Afonso. O povo já não sai à rua?
António José Ferreira
Especial
Opinião
No Região do Castelo desta semana leia artigos de opinião de Joana Dias, Helena Rodrigues, Palmira Pedro, Manuel Augusto Dias, António Mendes Lopes, Paulo Bernardino, Mariana Miranda da Silva, Paulo Júlio e Adriano Júlio.
Passos Coelho categórico
Sapataria Gião
D. Sesnando de volta
Subscrever:
Mensagens (Atom)