quarta-feira, 25 de maio de 2011
Crónicas de Um Autarca
terça-feira, 24 de maio de 2011
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Expo Sicó
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Editorial
Obrigado, Doutora!
Num dos piores momentos do Região do Castelo, já com “a toalha no chão”, enviei email a diversas pessoas e instituições a dar conta do fim do projecto. De um deles veio resposta imediata: “António José, um jornal como o nosso não pode acabar assim de um momento para o outro. Vamos conversar”.
Marcámos para as 16 horas do dia seguinte, no Café Santa Cruz, em Coimbra. Cheguei atrasado, cerca das 16h09. A Dra. Palmira ainda não estava. Sentei-me, esperei. Às 16h30, com aquele sorriso, entrou no café e disse-me: “Está a ver? Isto é que é pontualidade”. Sorri também, num primeiro contacto mais espontâneo e natural com a fascinante figura que é a Dra. Palmira, com quem adoramos conviver.
Conversámos. Muito! Senti nela a determinação que eu também precisava; senti nela a coragem que me estava a faltar; senti nela idêntica paixão pelo Região do Castelo, o nosso jornal. “Dinheiro não tenho, mas conte com todo o meu apoio”, prometeu.
Logo ali delineámos a estratégia para a manutenção do jornal. O primeiro passo foi uma reunião com o presidente Paulo Júlio, que desde a primeira hora reconheceu no Região do Castelo uma mais-valia para o concelho de Penela; seguiram-se conversas com outros amigos, igualmente empenhados na manutenção do jornal; seguiu-se a angariação de publicidade e mais assinantes. O Região do Castelo voltou às bancas e a casa dos leitores no dia 24 de Setembro de 2009 e, de então para cá, com altos e baixos, tem crescido e melhorado em termos de imagem e conteúdo. Nos tais “baixos” vale a determinação e firmeza da Dra. Palmira, nunca permitindo que se baixe os braços mesmo quando a desmotivação teima em querer apoderar-se de nós e quando escasseiam os apoios, fundamentais para um projecto como o que temos em mãos. Claro que a Dra. Palmira também tem os seus “baixos”. Porque é humana e porque tudo o que faz é assente em valores humanistas. Recentemente, num momento de maior tensão, informou-me: “António José, a partir de hoje só muito esporadicamente vou tratar de questões de publicidade”. Inverno de pouca dura… Passados dois dias “pegou” às nove e “saiu” já depois das dezanove, sempre a trabalhar em prol do Região do Castelo. Cansada mas feliz. E com aquele fantástico sorriso!
Continuaremos, Dra. Palmira, a manter “duras” discussões por email (nas quais ainda me “safo”, porque de viva voz “perco” com toda a certeza); continuaremos a ter fantásticas conversas de olhos molhados (as suas histórias de vida fazem-nos querer seguir em frente, mesmo quando parece que o mundo está a acabar); continuaremos, com coragem e determinação, a pugnar pelo crescimento do Região do Castelo (o nosso jornal).
As homenagens fazem-se, também, por pequenos grandes e inesquecíveis gestos como o seu, Dra. Palmira: o de ter “saltado” para dentro do barco quando outros, ao longe e de fininho, já o viam lá no fundo…
Obrigado, Doutora!
António José Ferreira
Opinião
![]() |
Luís Santarino |
Uma força da natureza…
O jornal Região do Castelo permitiu-me conhecer mais boas e interessantes pessoas. Comecei a escrever a convite e agora, só se me expulsarem! Já faz parte da minha vida e da minha família colectiva.
Por isso, não hesitei quando organizou o jantar a Palmira Pedro.
Há muito que não me sentia tão bem.
Por isso agradeço a Palmira Pedro ser uma pessoa tão bonita!
Só uma Senhora da sua dimensão conseguiria juntar tanta e tão boa gente.
Confesso que não conhecia a sua história pessoal. Nem tal é de admirar! Mas fiquei muito sensibilizado.
Se hoje é fácil abandonar o “calor do lar”, o carinho dos nossos mais próximos, antes, tal afigurava-se como um sacrifício digno de nota. Hoje estamos todos muito mais perto, até por aqui, na internet, que falamos em tempo real entre milhares de kms de distância. Em outros tempos, tão longínquos como penosos, a vida era dura, muito mais dura.
Olhando para esta mulher sublime, percebe-se que os anos fizeram dela mais firme, mais determinada, mais amiga e mais solidária.
Nós pensamos de forma diferente – não tão, nem muito, diferente – mas os corações aproximam-se. O Povo, conforme por aí se diz, foi o que a motivou a ser mais “ela”!
O drama que todos vivemos, drama imenso, é que todos se olham, bem nos olhos, mas não temos a certeza se estão a falar verdade. Por isso, ouvi-la por várias vezes, em dimensões e ambientes diferentes, sabemos que existe sempre a tal excepção que confirma a regra.
Mas é bom perceber também que cada um tem a sua verdade. Verdade que a todo o momento pode ser o seu contrário, sem que exista contradição.
Lembro-me que, numa tarde de calor, em sede de Assembleia Municipal de Coimbra, soubemos que tinha falecido um AMIGO comum, Monárquico dos “sete costados”, dirigente desportivo e boémio assumido à mesa do PINTANAS. O D. Pignatelli anunciou-o à assembleia, eu associei-me de imediato, assim como a Palmira e quase todos os membros. Lá num canto, duas senhoras abstiveram-se com o argumento, estapafúrdio e patético, que não o conheciam. Foi o “bom e o bonito”! Vergonha, disse a Palmira. Vergonha. O voto de pesar deveria ter sido aprovado por unanimidade, dizia!
Esta reacção tocou-me fundo. Afinal, o Rui ia fazer muita falta a ambos! Ainda hoje faz!
Esta mulher que subiu a pulso, vendeu a sua força de trabalho, formou-se para a sociedade de elite - que para a “outra” já era doutorada – manteve-se humilde mas firme. Nunca, como outros, pretendeu pendurar-se nas costas de outrem, cresceu fazendo amigos, vai envelhecer a fazer ainda mais. Que bom é para todos nós saber que podemos contar com uma Amiga, tão Amiga!
A sua vida confunde-se com todos os que assumem a amizade como uma nobilíssima religião!
Coimbra, a minha e nossa cidade, precisa de mulheres de elevadas qualificações éticas e estéticas.
A política não a pode dispensar. É uma das “forças da natureza”, que coloca a milhas gente que se pavoneia pela cidade como se fossem donos da consciência dos cidadãos.
Luís Santarino
Encontros do CISED
Terceiro lugar!
Rota das Aldeias
Mário Mata em entrevista
Caso de sucesso!
E agora, Portugal?
O Região do Castelo foi ouvir a opinião de políticos do concelho sobre o acordo de assistência financeira a Portugal assinado com a "troika". Emídio Domingues, presidente da Comissão Política da Concelhia do PSD, Renato França, presidente da Comissão Política da Concelhia do PS, Rui Oliveira, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, e António Mendes Lopes, líder da bancada do PS na Assembleia Municipal, deram os seus contributos para melhor esclarecer este assunto que está na ordem do dia.
Crónicas de Um Autarca
Palmira Pedro homenageada
Aprendizagem em contexto de trabalho
Feira do Emprego e Formação
Opinião!
Na edição n.º 65 do jornal Região do Castelo leia artigos temáticos e de opinião assinados por Manuel Augusto Dias, Anabela Teixeira e Luís Santarino.
terça-feira, 17 de maio de 2011
João Carlos Horta em entrevista
Espectáculo no Rabaçal
Encontro de Motorizadas
A Nossa Gente
segunda-feira, 16 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
Noite de alegria e emoção!
sexta-feira, 13 de maio de 2011
Agenda Desportiva
Distrital de Infantis da AFC (FutSete)
PENELENSE-Nogueirense (sábado, às 11h00, no Campo de São Jorge, em Penela)Distrital de Benjamins da AFC (FutSete)
Lousanense "B"-PENELENSE (sábado, às 11h30, no Campo da Escola Secundária 2.3 da Lousã)
Passeio de Bicicleta
Volta ao Germanelo (domingo, às 8h30, com concentração junto ao Centro de Cultura e Recreio de Santo Amaro)
Percurso Pedestre
Conímbriga-Rabaçal (domingo, às 9h00, com concentração em Conímbriga)
Jantar de Homenagem
quinta-feira, 12 de maio de 2011
quarta-feira, 11 de maio de 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
Paulo Júlio apresenta livro

Paulo Júlio, Presidente da Câmara Municipal de Penela, apresenta quinta-feira, às 18H30, na FNAC Fórum Coimbra, o seu livro “CRÓNICAS DE UM AUTARCA”, cujo produto de vendas reverterá totalmente a favor das instituições de carácter social do concelho de Penela.
A apresentação da obra vai estar a cargo de António Arnaut.
Saiba mais aqui.
Inscrições até 10 de Maio
Aproxima-se a passos largos a data marcada para o Jantar de Homenagem à Dra. Palmira Pedro, servido pela empresa M. Catering & Eventos: 14 de Maio, às 20h00, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Penela.
A organização apela aos interessados para que cumpram o prazo estabelecido como limite para as inscrições, ou seja dia 10 de Maio. Inscrições que podem efectuar directamente na sede do jornal Região do Castelo, sita na Av. Bombeiros Voluntários de Penela, Edifício NovaPenela, Loja D, em Penela, ou através dos números 239 561 269, 911 167 602, 934 515 261, 968 602 323 ou 912 378 857, ou ainda do email regiaodocastelo@gmail.com. O preço por pessoa é de 11 Euros (jantar e prenda colectiva).
Além dos habituais discursos, o momento será abrilhantado com as actuações de David Cruz, Fernanda Figo, Paulo Bernardino e Rui Seoane.
A homenageada fará uma primeira apresentação do seu livro “Querer é Poder”.
A organização apela aos interessados para que cumpram o prazo estabelecido como limite para as inscrições, ou seja dia 10 de Maio. Inscrições que podem efectuar directamente na sede do jornal Região do Castelo, sita na Av. Bombeiros Voluntários de Penela, Edifício NovaPenela, Loja D, em Penela, ou através dos números 239 561 269, 911 167 602, 934 515 261, 968 602 323 ou 912 378 857, ou ainda do email regiaodocastelo@gmail.com. O preço por pessoa é de 11 Euros (jantar e prenda colectiva).
Além dos habituais discursos, o momento será abrilhantado com as actuações de David Cruz, Fernanda Figo, Paulo Bernardino e Rui Seoane.
A homenageada fará uma primeira apresentação do seu livro “Querer é Poder”.
sábado, 7 de maio de 2011
Resultados
FUTEBOL
Distrital de Benjamins (FutSete)
PENELENSE 2-4 Poiares
Tabuense 5-1 PENELENSE
Veteranos
Moitense 3-2 PENELENSE
PENELENSE 1-5 CP Miranda
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Peregrinação a Fátima
O grupo de Casais das Paróquias de Penela vai realizar uma peregrinação a Fátima a Pé, nos dias 20, 21 e 22 de Maio. Todos os paroquianos estão convidados a participar nesta peregrinação para a qual terão que proceder à respectiva inscrição, até ao dia 15 de Maio, junto de um dos elementos do grupo de Casais, do Pe. António Coelho ou no final das Eucaristias, onde serão fornecido os detalhes de toda a Peregrinação.
Agenda Desportiva
Distrital de Infantis (FutSete) da AFC
Tábua-PENELENSE (Sábado, às 10h00, no Parque Desportivo Dr. Costa Júnior, em Tábua)Distrital de Benjamins (FutSete) da AFC
PENELENSE-Poiares (Sábado, às 11h00, no Campo de São Jorge)
PENELENSE-Poiares (Sábado, às 11h00, no Campo de São Jorge)
Distrital de Futsal da AFC
PENELENSE-Mirandense (Sábado, às 16h00, no Pavilhão Multiusos de Penela)
PENELENSE-Mirandense (Sábado, às 16h00, no Pavilhão Multiusos de Penela)
Veteranos
Moitense-PENELENSE (Sábado, às 16h00, na Moita)
Moitense-PENELENSE (Sábado, às 16h00, na Moita)
Encontro de Motorizadas
Domingo, às 9h00, nas Cerejeiras
Domingo, às 9h00, nas Cerejeiras
Troféu Nacional de Trial - Regional Centro
Domingo, às 10h00, no Rabaçal
Domingo, às 10h00, no Rabaçal
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Opinião
No Região do Castelo desta semana leia artigos temáticos e de opinião assinados por Joana Dias, Paulo Bernardino, Palmira Pedro, Manuel Augusto Dias, Luís Matias, Adriano Júlio e Jorge Paulo Fernandes.
António Arnaut em entrevista
Encontros do CISED
O papel das Misericórdias
"Revolução" na Qualidade de Vida
ETAR inaugurada
Rota das Aldeias
Visita ao IPN
Ciência em Movimento
Tag-Rugby
Não Basta Mudar as Moscas...
Subscrever:
Mensagens (Atom)