![]() |
NOTA: a organização decidiu prolongar o prazo das inscrições até às 24h00 de sexta-feira, dia 1 de Julho. |
quinta-feira, 30 de junho de 2011
2.ª Rota da Broa
Palmira Pedro apresenta livro
Editorial
Querer é poder...
Incluo-me no rol daqueles que acreditam no novo Governo. Não por partidarismo, mas porque dá sinais de querer fazer o que realmente deve ser feito e não mais pode ser adiado em matérias tão sensíveis como Economia, Justiça, Educação. Consequência de anos e anos de erros sucessivos, dos quais nenhum dos partidos do arco governativo pode "sacudir a água do capote", Portugal encontra-se numa situação muito débil e descredibilizado aos olhos do Mundo. Débil porque não gera recursos para sustentar as suas próprias necessidades; débil porque há casos de extrema pobreza, que se agudiza dia após dia, e que não podem ser ignorados; débil porque corre sérios riscos de ruptura social, com todas as consequências nefastas daí decorrentes (veja-se o que se passa actualmente na Grécia). Urge, portanto, "arrumar a casa".
Pedro Passos Coelho construiu uma equipa sólida e que dá mostras de querer resolver os graves problemas do país, cortando o que deve ser cortado, estimulando o que deve ser estimulado, encurtando desequilíbrios. Importa que o faça sem esquecer os mais desfavorecidos e sem poupar aqueles que têm engordado à custa do desgoverno que tem governado Portugal. A equipa escolhida pelo Primeiro-Ministro tem o benefício da dúvida e deve recolher o beneplácito de todos os portugueses. Será (deve ser) escrutinada nos próximos tempos, quando surgirem os primeiros resultados das medidas que vai implementar e que hoje são discutidas no Parlamento.
A chamada de Paulo Júlio ao XIX Governo Constitucional é motivo de orgulho para o concelho de Penela. Mas é bem mais do que isso: trata-se de um sinal inequívoco de que o novo elenco governativo vai empunhar as bandeiras do rigor e da exigência. O trabalho que deixa no Município de Penela atesta a competência do novo Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, fundamental para a reorganização pretendida pela Troika. Com imaginação e inovação, não deixará certamente de ter em conta a importância decisiva do poder local no território nacional e pugnará pela diminuição das assimetrias entre litoral e interior e pela afirmação de municípios mais pequenos e isolados.
Palmira Pedro apresenta sábado, em Penela, o livro "Querer é Poder". Nos tempos difíceis que vivemos, pautados pelos sacrifícios exigidos, que mais afectam os que já vivem com mais dificuladdes, a fantástica história de vida da Directora Adjunta do Região do Castelo é uma lufada de ar fresco e um estímulo para que se faça face aos espinhos que sempre surgem no caminho para a felicidade. Querer é poder...
António José Ferreira
Opinião!
No Região do Castelo desta semana leia artigos temáticos e de opinião assinados por Joana Dias, Manuel Augusto Dias, Palmira Pedro, Luís Matias e Luís Santarino.
Vítor Vieira em entrevista
Rota das Aldeias
Mercado do Queijo Rabaçal
Festa do Corpo de Deus
Encontros do CISED
Comitiva penelense visitou Ormeson-sur-Marne
Vinho premiado
Convívio de gerações
Paulo Júlio no Governo
Guilherme Vieira em entrevista
Para o ano há mais!
Motorizadas invadiram as Grocinas
A Nossa Gente
quarta-feira, 29 de junho de 2011
terça-feira, 28 de junho de 2011
150 mil visitas!
Paulo Júlio toma posse
domingo, 26 de junho de 2011
quinta-feira, 23 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
terça-feira, 21 de junho de 2011
sábado, 18 de junho de 2011
Portugal já tem novo Governo
![]() |
O novo Governo de Portugal, constituído em tempo "record", foi ontem apresentado ao Senhor Presidente da República e aos portugueses pelo Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho. A tomada de posse deverá ocorrer já próxima terça-feira. Conheça aqui os onze ministros que integram o novo executivo governamental. |
sexta-feira, 17 de junho de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Editorial
Rigor e exigência…
No discurso que dirigiu ao país, na véspera das Eleições Legislativas antecipadas de 05 de Junho, Aníbal Cavaco Silva apelou aos portugueses para exercerem o seu o direito de voto e, dessa forma, participarem activamente na escolha do futuro Governo. As palavras do Senhor Presidente da República devem, no entanto, ser levadas muito mais além do acto eleitoral. Porque a democracia não pode esgotar-se no cumprimento do dever de votar de quatro em quatro anos. Há outros direitos e deveres. Chamados à recuperação e reconstrução do país, enormes empreitadas dada a gravidade da situação em que Portugal se encontra, aos portugueses depara-se igualmente a tarefa de acompanhar e fiscalizar o trabalho daqueles que agora elegeram. A relação entre eleitos e eleitores, tendente a uma verdadeira democracia participativa, nos órgãos de soberania, nas câmaras municipais e nas juntas de freguesia, está prevista na Constituição da República Portuguesa através de diversos mecanismos que permitem a participação e intervenção dos cidadãos. Poucas vezes utilizados…
No Centro de Estudos Judiciários, um grupo de futuros magistrados foi apanhado num copianço generalizado num teste do curso de Auditores de Justiça. A Direcção do Centro decidiu “punir” os alunos envolvidos com nota 10. Mesmo não conhecendo todos os contornos deste incidente, parece-nos uma decisão perigosa e incompreensível e que não abona nada a favor da transparência e do crédito da Justiça (e dos seus actores principais), nem do rigor e exigência que devem ser imprimidos, de uma forma geral e de uma vez por todas, ao ensino em Portugal.
António José Ferreira
Opinião!
No Região do Castelo desta semana leia artigos temáticos e de opinião assinados por Luís Santarino, Anabela Teixeira, Palmira Pedro, Manuel Augusto Rodrigues, Joana Dias e Manuel Augusto Dias.
A rubrica Voz do Leitor apresenta-lhe um texto enviado por José Coelho e Silva.
A rubrica Voz do Leitor apresenta-lhe um texto enviado por José Coelho e Silva.
Cercipenela intensifica parcerias
Rua de Coimbra em obras até Setembro
Especial Penela Center
Casa do Zé Sapateiro
Jorge Pereira em entrevista
Acampamento na Tocha
Amigos do Zeca
Decibel Zero no Baco Bar
Marchas no Espinhal
Concentração Nacional de Motorizadas
A Nossa Gente
sexta-feira, 10 de junho de 2011
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)