sábado, 21 de março de 2009

Editorial

Estamos de volta!

O Região do Castelo está de volta, após uma paragem forçada que se prendeu com a necessidade de reestruturar o projecto e de recuperar energias para ganhar o futuro. E para que o jornal que tem em mãos lhe chegue sempre com a qualidade e o rigor que todos desejamos. Ressurge com redobrado entusiasmo e com os mesmos propósitos de promover e divulgar os concelhos da sua área de abrangência, nomeadamente nas vertentes social, cultural, desportiva e económica. Por tudo isto, mais do que um pedido de (devidas) desculpas pelo interregno verificado, dirigido aos nossos leitores, importa que vinquemos o desejo e a convicção de fazer cada vez mais e melhor.

Trata-se, urge que se refira, de um caminho que não trilhamos sozinhos. A crise a que todos nos referimos é real. Sentimo-la “na pele”. Mas será seguramente menos nefasta se a enfrentarmos em conjunto, criando novas dinâmicas e estabelecendo parcerias que tendam para o crescimento e o desenvolvimento colectivo. Em suma, e resumindo de uma forma franca e bem objectiva, queremos que contem connosco mas precisamos muito de contar convosco, leitores e instituições.

E por falar em crise, esta edição traz à liça duas instituições que, cada uma à sua maneira, dão contributos de relevo para o “safanão” que todos pretendemos dar no actual estado de coisas. Erguendo bem alto a bandeira da solidariedade, ao mesmo tempo que chama a si a defesa da região e do património, a ADFP de Miranda do Corvo desenvolve um papel meritório e a todos os títulos exemplar. As populações, de uma forma geral, agradecem. A outro nível, a ETP Sicó desenvolve papel muito importante na qualificação dos jovens e, consequentemente, de uma forma geral, das empresas, da região e do país. Ao mesmo tempo, pelas acções que desenvolve e pelo fantástico espírito criado entre todos, alunos, professores e funcionários, contribui inequivocamente para debelar uma outra crise que há muito corrói o sistema social e democrático: a crise de valores.

Como principais motores do desenvolvimento, as autarquias continuam a “chamar” à região eventos e infra-estruturas que se assumem como claras mais-valias com vista a um futuro que todos queremos mais rico, nas mais variadas acepções da palavra. Agora, depois de outros grandes empreendimentos, o concelho de Penela acolhe o primeiro Centro de BTT construído em Portugal. As excelentes instalações e os úteis serviços que presta, aliados à fantástica paisagem, trarão certamente muitos amantes das bicicletas todo-o-terreno.  

O Região do Castelo volta às bancas no Dia do Pai, data simbólica onde se celebra o amor, o carinho, o afecto. Saibamos demonstrá-los, não só hoje, mas em todos os dias, em todas as horas.         

António José Ferreira

Sem comentários: