quinta-feira, 30 de junho de 2011

Editorial

Querer é poder...
 
Incluo-me no rol daqueles que acreditam no novo Governo. Não por partidarismo, mas porque dá sinais de querer fazer o que realmente deve ser feito e não mais pode ser adiado em matérias tão sensíveis como Economia, Justiça, Educação. Consequência de anos e anos de erros sucessivos, dos quais nenhum dos partidos do arco governativo pode "sacudir a água do capote", Portugal encontra-se numa situação muito débil e descredibilizado aos olhos do Mundo. Débil porque não gera recursos para sustentar as suas próprias necessidades; débil porque há casos de extrema pobreza, que se agudiza dia após dia, e que não podem ser ignorados; débil porque corre sérios riscos de ruptura social, com todas as consequências nefastas daí decorrentes (veja-se o que se passa actualmente na Grécia). Urge, portanto, "arrumar a casa".
Pedro Passos Coelho construiu uma equipa sólida e que dá mostras de querer resolver os graves problemas do país, cortando o que deve ser cortado, estimulando o que deve ser estimulado, encurtando desequilíbrios. Importa que o faça sem esquecer os mais desfavorecidos e sem poupar aqueles que têm engordado à custa do desgoverno que tem governado Portugal. A equipa escolhida pelo Primeiro-Ministro tem o benefício da dúvida e deve recolher o beneplácito de todos os portugueses. Será (deve ser) escrutinada nos próximos tempos, quando surgirem os primeiros resultados das medidas que vai implementar e que hoje são discutidas no Parlamento.
 
A chamada de Paulo Júlio ao XIX Governo Constitucional é motivo de orgulho para o concelho de Penela. Mas é bem mais do que isso: trata-se de um sinal inequívoco de que o novo elenco governativo vai empunhar as bandeiras do rigor e da exigência. O trabalho que deixa no Município de Penela atesta a competência do novo Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, fundamental para a reorganização pretendida pela Troika. Com imaginação e inovação, não deixará certamente de ter em conta a importância decisiva do poder local no território nacional e pugnará pela diminuição das assimetrias entre litoral e interior e pela afirmação de municípios mais pequenos e isolados. 
 
Palmira Pedro apresenta sábado, em Penela, o livro "Querer é Poder". Nos tempos difíceis que vivemos, pautados pelos sacrifícios exigidos, que mais afectam os que já vivem com mais dificuladdes, a fantástica história de vida da Directora Adjunta do Região do Castelo é uma lufada de ar fresco e um estímulo para que se faça face aos espinhos que sempre surgem no caminho para a felicidade. Querer é poder...
 
António José Ferreira   

Sem comentários: