sábado, 9 de janeiro de 2010

Prémios Região do Castelo 2009

O jornal Região do Castelo e o Penela Center levam a efeito no próximo dia 16 de Janeiro, às 20h30, no Penela Center, a I Gala Região do Castelo/Penela Center, no decorrer da qual serão entregues os Prémios Região do Castelo 2009. A Gala vai ser apresentada por Sansão Coelho e além da entrega dos prémios terá diversos momentos culturais e musicais.

Apoios: Penela Center, Coffee Center, Município de Penela, Caixa Geral de Depósitos, Frijobel, Serqueijos, Restaurante Santo Amaro.

Para os prémios por votação foi publicado um Cupão para votação dos leitores nas edições de 19 de Novembro, 3, 17 e 31 de Dezembro com as seguintes categorias: Atleta Juvenil, Atleta Sénior, Dirigente e Treinador (Desporto); Dirigente, Grupo Musical, Grupo de Teatro e Intérprete (Cultura/Associativismo); Clube/Associação (comum). O prazo para entrega dos Cupões terminou a 8 de Janeiro e os vencedores serão conhecidos no decorrer da Gala

---

Os prémios por decisão da equipa do jornal são os seguintes:

Prémio Personalidade do Ano

Foi reeleito nas Eleições Autárquicas de 11 de Outubro de 2009, com 62,49% dos votos (em 2005 havia obtido 50,85%). Este aumento constitui o reconhecimento dos penelenses para o trabalho realizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Penela, mormente pela nova dinâmica que introduziu no concelho, em diversas áreas de actividade. A Educação e o Empreendedorismo estão entre as principais bandeiras que tem empunhado desde sempre. Paulo Júlio, Prémio Personalidade do Ano.

Prémio Carreira (2)

A carreira académica fala por si: licenciatura em Teologia pela Pontifica Universidade Gregoriana de Roma (1959), tendo feito o "curriculum ad lauream" (1960); é também licenciado em Línguas Semíticas e Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1962). Em 1962/63 estudou na École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém, tendo sido distinguido com o diploma de "Élève Titulaire". Foi convidado como professor extraordinário além do quadro da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra para a regência da disciplina de História do Cristianismo (posse a 16 de Dezembro de 1963). Em 1975, doutorou-se em História da Cultura Medieval e Moderna por aquela Universidade, com a dissertação "A Cátedra de Sagrada Escritura na Universidade de Coimbra. Primeiro Século (1537-1640)". Prestou provas para professor extraordinário do Grupo de História em 1978 e, em 1980, passou a professor catedrático. Aposentou-se em Fevereiro de 2004. Manteve sempre uma forte ligação ao lugar de onde é natural: Espinheiro, em S. Miguel (Penela). Manuel Augusto Rodrigues, Prémio Carreira.

Grande parte da sua carreira médica foi feita no Centro de Saúde de Penela, do qual era Director quando se aposentou, há cerca de dois anos. Além da competência profissional que lhe é reconhecida, tanto pelos companheiros de trabalho como pela generalidade dos utentes, em suma por toda a comunidade, tem uma característica muito própria ainda hoje recordada com saudade: a proximidade que tinha com os doentes e a forma simples como falava com eles e os colocava “à vontade”. Mário Matos, Prémio Carreira.

Prémio Dedicação (3)

Há histórias de vida que vale a pena contar. E elevar. Nem tanto pelos pormenores, mas sim pelo exemplo que transmitem. É o caso da história de um casal da Louriceira, Penela, que por um conjunto de circunstâncias várias ficou com quatro sobrinhos à sua “guarda”, dedicando-se a eles com amor e carinho e dentro dos mais nobres valores e princípios da Família. Benilde Ferreira e Jaime Ferreira, Prémio Dedicação.

Corria o ano de 2004 quando o Torneio de Sueca organizado pelo CDR Penelense, ainda hoje considerado como o maior do Mundo, chegou ao Guinness Book of Records. Um feito como este deve-se naturalmente a um grupo alargado de pessoas, tanto mais que na organização intervieram outras instituições do Concelho, mas sobretudo ao seu mentor e impulsionador desde a primeira hora. José Lopes, Prémio Dedicação.

O Convento de Santo António faz parte integrante da história de Penela e do seu rico património cultural e arquitectónico. O abandono e o esquecimento a que foi votado durante anos a fio, no entanto, conduziram à quase destruição daquele emblemático espaço religioso. Até que, a partir do 2000, uma Comissão dele tomou conta e deu passos seguros no sentido da sua recuperação, estando hoje quase concluída. Merece elogios o trabalho de toda a Comissão, em 2009 reforçada com novos elementos, havendo a destacar a acção de um homem, que se dedicou ao Convento de alma e coração. Urbano Nunes, Prémio Dedicação.

Prémio Distinção (2)

O trabalho desenvolvido em prol das populações, ao longo de quase 30 anos de existência, seria mais do que suficiente para esta distinção. Mas os Bombeiros penelenses têm mais um forte motivo para serem distinguidos e saudados: o pioneirismo em matéria de Certificação de Qualidade, sendo a primeira corporação do país a dar este importante passo. Bombeiros Voluntários de Penela, Prémio Distinção.

Mais de 150 anos ao serviço da música e da cultura, perpassando diversas gerações de penelenses, dizem bem da importância da instituição no panorama do concelho. A qualidade reconhecida na formação musical merece destaque. A presença de avós, filhos e netos, lado a lado, em diversas actuações públicas são garante do futuro. Sociedade Filarmónica Penelense, Prémio Distinção.

Sem comentários: